Língua Portuguesa na INTERNET

sábado, 12 de dezembro de 2009

Fachada da Escola


Postado por Professora Laenir Ana às 09:46 Nenhum comentário:

Construção Inst. Est. de Educ. Cardeal Pacelli


Postado por Professora Laenir Ana às 09:00 Nenhum comentário:

Construção Instituto Est. de Educ. Cardeal Pacelli


Postado por Professora Laenir Ana às 08:52 Nenhum comentário:
Postagens mais recentes Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

MegaContador

Contador de visitas

Professora Laenir Ana

Professora Laenir Ana

Sejam bem-vindos

Este é o blog Língua Portuguesa na Internet.
É um blog educativo.

A construção do Pacelli em 1951

A construção do Pacelli em 1951

Pesquisar este blog

Pacelli-69 anos de história




PACELLI – 69 ANOS DE HISTÓRIA





ORIGEM



Como era costume denominar Escolas com o nome de políticos, estadistas ou religiosos famosos, nosso colégio recebeu o nome do PAPA PIO XII em função de ser criado no Pontificado do mesmo, em 1948, chamando-se GINÁSIO PIO XII. Mudou-se no ano de 1963 a denominação para COLÉGIO ESTADUAL CARDEAL PACELLI, nome anterior a sua nomeação de PAPA, por existir outra Escola Estadual Pio XII no estado.



QUEM FOI CARDEAL PACELLI?



Um homem que marcou a História da Igreja Católica pela sua cultura e inovação.

Nome civil de EUGÊNIO MARIA GIUSEPPE PACELLI, nasceu em Roma no dia 02 de março de 1876. Em 1930 foi escolhido Secretário de Estado de Pio XI, visitando o Brasil em 1934. Sucedeu o PAPA PIO XI em 1º de março de 1939 com o nome de PAPA PIO XII. Em 9 de outubro de 1958, Pio XII, depois de um Pontificado que durou 19 anos, morreu em Castel Gandolfo (residência de verão dos papas).



· 1899: tornou-se padre

· 1929: tornou-se Cardeal Pacelli

· 1939: tornou-se Papa Pio XII (1939 e 1958)

· 1955: fez um apelo em favor da interdição das armas nucleares;

· A paz no mundo foi tema de sua constante preocupação.



COMO SURGIU O PACELLI?



Em 1929 surgia a primeira Escola Pública de Três de Maio, instituída pelo Decreto Estadual nº4.413 de 19 de dezembro de 1929, era o Grupo Escolar de Três de Maio, mais tarde o Grupo Escolar Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, assim denominado pelo Decreto Estadual nº 8.028 de 29 de março de 1958.

Em janeiro de 1931, surgia uma escola paroquial de 1º grau, destinada à educação dos jovens desta localidade, denominada ¨Escola Paroquial Pio XII¨. Essa escola iniciou com um pequeno grupo de religiosas Filhas do Sagrado Coração de Jesus, que deram início a suas atividades educacionais no dia 03 de março de 1931.

Destacamos essa escola, porque foi a origem do nosso Ginásio Pio XII. Era uma situação ¨sui geniris¨porque, de um lado as aulas eram dadas em separado por sexo e, por outro, as provas eram juntas. A Escola Pio XII mantinha curso primário ( 1ª a 5ª série).

Em 12 de setembro de 1948 decidiu-se que os padres da Consolata (Congregação religiosa) assumiriam definitivamente a formação da parte masculina, com a denominação de Ginásio Pio XII e a parte feminina continuaria sob a responsabilidade das irmãs. É aqui que o Ginásio Pio XII toma corpo e começa a andar como escola e irradia seus feitos no 7º Distrito de Santa Rosa – Três de Maio, sendo oficializado pela Portaria nº 401 de 10 de junho de 1950.

ATA DE FUNDAÇÃO DO GINÁSIO DIOCESANO PIO XII:

Aos quinze dias de novembro de mil novecentos e quarenta e nove, no salão de conferência do Ginásio misto Dom Hermeto José Pinheiro, patrocinado pela Sociedade de Literatura e Beneficência Riograndense, se reuniram a Secretária da referida sociedade e a Sociedade de Cultura Moral e Física, ambas com sede em Três de Maio, Município de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, para discutirem acerca da separação da Secção feminina da masculina, podendo esta última ser patrocinada pela Sociedade Cultural Moral e Física, adotando um dia a denominação ou expressão ¨Ginásio Pio XII¨, com freqüência exclusivamente masculina. Lida a ata foi assinada pela diretoria e por seus presidentes. Três de Maio, 15 de novembro de mil novecentos e quarenta e nove.



A escola funcionava em regime de internato e externato, porém, sem prédio próprio, sendo as aulas ministradas no pavilhão de festas da Igreja Católica e o pensionato no prédio da atual Farmácia Três de Maio e WNL Informática, segundo piso.

Em 1951, houve por parte da comunidade doação de um terreno para a construção do prédio onde funcionaria a escola. As obras iniciaram imediatamente com total auxílio da comunidade, sendo possível no ano seguinte as aulas serem ministradas já no prédio próprio.

De 1949 a 1962 o Ginásio Pio XII foi uma escola particular em regime de internato e externato, recebendo alunos de vários municípios do estado, o que a torna ainda mais reconhecida.

O diretor, Pe. Guibaudo Orestes, ambicionava uma escola cada vez maior e para isso, trouxe novos cursos. Assim sendo, surge em Três de Maio no ano de 1954 o primeiro curso de 2º Grau do município e da região.

Em 1978 dispondo que as escolas estaduais de um mesmo município devessem funcionar de forma integrada, surge uma escola única, resultante da unificação: Grupo Escolar Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Ginásio Estadual Cardeal Pacelli, Escola Estadual de 2º Grau Cardeal Pacelli – Denominando-se COLÉGIO ESTADUAL CARDEAL PACELLI – ESCOLA DE 1º E 2º GRAUS.

Atualmente a escola atende a aproximadamente 1.200 alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e cursos Profissionalizantes como Curso Normal, Normal com Aproveitamento de Estudos e Técnico em Administração – Área de Gestão.

Desde 1974, por uma iniciativa dos próprios alunos, através de seu grêmio estudantil – GREPIO, iniciou-se um movimento que hoje é destaque estadual – FESTIVAL ESTADUAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO, primeiro como festival intercolegial da canção, depois tomando proporções maiores chegando a ser um grande festival, tanto que projetou o nosso município em todo o Estado. Este evento atualmente recebe apoio dos Professores da Escola, Círculo de Pais e Mestres, da Administração Pública Estadual e Municipal e do Comércio local. Em 2007 aconteceu a XVII edição.

No ano de 2000, o COLÉGIO ESTADUAL CARDEAL PACELLI – ESCOLA DE 1º E 2º GRAUS passa a ser denominado INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARDEAL PACELLI e teve sucessivamente como diretores: Pe. Garbolino, Pe. José Zintê, Pe. Silvano, Pe. Ghibaudo Orestes, Profª Araci L. Machado, Prof. Alcindo Luís Bender, Prof. Ivo Mai, Profª. Terezinha Zawatski e Profª. Hermete Amélia Simon Gómez.



Quem sou eu

Minha foto
Professora Laenir Ana
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ►  2019 (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2018 (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2017 (2)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
  • ►  2016 (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2015 (1)
    • ►  julho (1)
  • ▼  2009 (3)
    • ▼  dezembro (3)
      • Fachada da Escola
      • Construção Inst. Est. de Educ. Cardeal Pacelli
      • Construção Instituto Est. de Educ. Cardeal Pacelli

Seguidores

Tema Celestial. Tecnologia do Blogger.